De acordo com os especialistas em projetos inovadores na educação isto se deve a vários fatores que interfere toda mudança; mudança de gestão e mudança de atitudes de profissionais.
Em todos os campos, encontramos profissionais com perfis bem diferentes e com diferentes variáveis e justificativas.
Encontramos quatro tipos de profissionais:
1) Profissionais previsíveis: São gestores e professores que diante dos modelos, tendem a repiti-los permanentemente. Gostam da segurança, do conforto da repetição.
2) Profissionais proativos, automotivados: São gestores e professores que buscam sempre soluções alternativas, novas técnicas, metodologias. Dentro dos proativos temos duas categorias: Uns são dinâmicos, ágeis, outros trazem propostas diferenciadas, ainda não tentadas antes.
3) Profissionais acomodados: São gestores e professores, que na visão deles é uma profissão pouco exigente e muito segura; se tornando difícil de realizar mudanças.
4) Profissionais com dificuldades maiores: Alguns tem dificuldades momentâneas conjunturais. Uns passam por crise pessoal ou familiar, outros profissionais são pessoas difíceis de relacionamento, complicando o andamento institucional, a relação pedagógica e a gestão escolar.
Nas instituições de modo geral, convivem estes quatros tipos de profissionais, que contribuem de forma diferente para os avanços necessários na educação.
Precisamos de flexibilidade criativa , para que os diferentes tipos de profissionais criem seus próprios caminhos para desenvolverem seus projetos, visando conseguir mudanças necessárias, significativas e profundas para um bom desenvolvimento educacional.
Para isso, as Secretarias de Educação precisam dar apoio às escolas, para que os profissionais sintam incentivados, estimulados a participar de cursos de formação continuada, apoiando e inovando no currículo metodologias que atendam as necessidades educacionais, tendo assim profissionais bem preparados para atuarem em suas funções.
As mudanças na educação são lentas e difíceis, mas precisam ser aceleradas, para que tenhamos uma educação de qualidade justa e igualitária.
Texto complementar do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.3ª ed. Campinas: Papirus
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